segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Lodaçal ou Sapal *


O FDS politico este fim de semana ficará marcado pela noticia da ultima 5a feira sobre o pagamento de luvas a ministros Portugueses por parte dos promotores ingleses que construiram o FREEPORT e pelas confusões familiares da família do sr. Sócrates.
A justiça deve a curto prazo fazer o total e cabal esclarecimento sobre este assunto.
É de uma gravidade extrema as acusações que são feitas, mas podem ser consideradas validas depois da forma repentina como foi aprovado o projecto ambiental.
Os comentadores ligados ao PS na defesa do chefe estão a chegar ao limite do ridículo, parecendo querer manipular a justiça e a comunicação social.
Não deve haver aproveitamento da parte de ninguém, isto não é um caso politico é um caso de policia e quem prevaricou deverá pagar pelo que fez. Portugal é farto nestes casos, têm de ser esclarecidos por uma justiça célere e idónea, afastada destes partidos, cada vez mais na minha óptica a causa maior do declínio deste pais...


"*Sapal é a designação dada às formações aluvionares periodicamente alagadas pela água salgada e ocupadas por vegetação halofítica ou, nalguns casos, por mantos de sal.

O sapal é um ecossistema de grande importância ecológica, que possui um papel preponderante no equilíbrio do ciclo de matéria orgânica numa perspectiva de produtores primários.

Contém uma enorme diversidade faunística e florística de relevo nacional e internacional, principalmente como habitat aves aquáticas (migratórias ou não), crustáceos, bivalves, etc.

Existem dois tipos de sapal, um fluvial e outro marinho, formado por uma diversidade de canais anastomosados, de grande hidrodinamismo de marés, que alternam com pequenas elevações de substrato. Este biótopo encontra-se sobre a acção de diversos factores ambientais naturais, como os rápidos fluxos tidais, a constante erosão do substracto lodoso, que contem uma pequena granulometria, que fazem deste um habitat singular e selectivo. Por outro lado existem factores relacionados com a acção humana, tais como a poluição, o pisoteio, presença de infraestruturas (estradas, habitações, complexos turísticos, etc), que afectam o ecossistema a um nível superior.
In Wikipédia"

Sem comentários: