terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Alertas


Os sistemas de alerta em Portugal funcionam à segunda tentativa, na ultima crise o alerta amarelo deu numa grande confusão com muitas estradas cortadas e condutores presos durante horas. Desde ontem o Pais está em alerta laranja, e apesar do grau de alerta ser superior, os problemas são de menor dimensão. Onde é que falhou o sistema?
Falha no facto de lançar alertas aleatórios, pois muitos são relativos só ao vento ou à ondulação, ou só para certas partes dos distritos.
O problema é o sistema de Protecção Civil não estar a integrar todos os agentes, e em diferenciar os seus agentes, equipando alguns em demasia ( Grupo de intervenção da GNR) enquanto os outros ( os bombeiros voluntários ), mesmo sendo o maior agente da protecção civil, continuam na maior parte dos casos mal equipados, sendo o seu principal equipamento a boa vontade.
O problema é os alertas a moda do "Pedro e o Lobo" alertando-se vezes sem conta os populares, para ameaças que não existem, o problema é a falta de especificação e de habito das populações às condições atmosféricas de Portugal, alteradas por mão humana, o problema são os municípios que não se preparam, que não compram veículos multi modais, nem pensam na protecção das suas populações e para terminar a Autoridade para a Protecção Civil, mal comandada e mal gerida, como outras coisas mais cá pelo burgo, novas atitudes e responsabilidades precisam-se...

Foto: Queda de neve na Vila da Malveira em 2006, este ano ainda não calhou, mas quem sabe ainda temos o prazer de observar este belo fenómeno da natureza.

Sem comentários: