segunda-feira, 16 de junho de 2008

Comunicação Social Local


Este concelho onde vivo movimenta-se, quando morrem uns projectos, nascem, crescem e desenvolvem-se outros, que espero mais fortes, mais emancipados, mais projectados no jornalismo sério de informação e de construção de uma sociedade civil local mais informada.
O concelho de Mafra conta desde o passado dia 13 de Junho, com um novo órgão de comunicação social local, o jornal Mafra Hoje. Ao tomar conhecimento deste novo jornal agradou-me o grafismo do mesmo, as preocupações que demonstram pela cultura e a colecção de gravuras do património edificado nas 17 freguesias do concelho, pintadas em borras de café. A grande reportagem de capa, sobre os incêndios florestais em 2003, merece que a indique aqui pela visão da evolução ao nível da protecção civil desde esses trágicos dias para esta zona.
Registo aqui também, o meu apreço por outro jornal local, “O Ericeira”, que sigo pela edição on-line, um periódico que acompanhado pelo portal de Internet informa desde há algum tempo que não sei precisar, com notícias pessoais, humanizadas, com temas que interessam as pessoas, em especial aos naturais da Ericeira, não fosse o nome do jornal, o da vila piscatória.
Existe ainda, o jornal “O Carrilhão”, o periódico mais antigo do concelho, com quem colaborei em algumas “reportagens” fotográficas, por intermédio do correspondente do mesmo na Malveira por volta de 2001/2002, e a RCM – rádio do concelho de Mafra, mas não me revejo na leitura de um e na audição de outro, na minha opinião, não me parecem adaptar-se as novas dinâmicas de um concelho em permanente evolução.
Neste pequeno compêndio, pretendo difundir os meios de comunicação local que conheço, no meu concelho, aqueles a que recorro quando pretendo saber as noticias da minha terra. Deixo-vos também as moradas electrónicas dos mesmos

Aqui »

http://www.jornal-o-carrilhao.com/

http://www.rcmafra.net/

http://www.ericeira.com/

http://www.mafrahoje.pt/

Foto daqui » acertodecontas.blog.br

Sem comentários: