terça-feira, 12 de agosto de 2008

Ergue-se o Urso


O Urso Russo, ergueu-se na ultima semana, mostrando o poder adormecido e esquecido de uma que era na minha infancia uma das super-potências.
Na História há paralelos com o que se revela hoje, se procurarmos encontraremos coincidências com outras situações, que levaram a grandes guerras, a calamidades.
O Urso Russo, mostrou que a sua antiga area de influencia terá de ser sua aliada, não devendo aproximar-se demais do ocidente, ao atacar a Georgia, lança o aviso a todos os outros paises, nomeadamente à Ucrania, e o amigo Americano e Europeu vao pela sempre politicamente correcta diplomacia, que não usam noutras zonas sem influênca de uma potência como a Russia, usando de exemplo o Iraque e o Médio Oriente. A Russia, deverá ter sempre uma palavra, e claro, poder controlar os recursos energeticos e outros, naquele que é desde o inicio do sec. XX a sua area de influência.
Desde a queda do regime sovietico que a Russia sempre caminhou para o que esta semana teve lugar, caminhou para se reerguer, para por todos os meios, como sempre foi demostrado, controlar, o que nós a uns anos chamavamos de Pacto de Varsóvia, a area por detras da Cortina de Ferro.
Estão a começar, resta saber se estaremos dispostos a deixar que consigam os seus objectivos e só tarde demais ergamos as nossas vozes como aconteceu, nos idos de 1930, quando ninguem falou, e um reich se quis erguer por mil anos...

Sem comentários: